Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como mudar a cor do meu carro?(sem infringir a lei)

Por mais que pareça simples, não basta ir à loja, comprar a tinta da cor que você quer e levar carro e material ao lanterneiro mais próximo. A cor do carro consta no CRV (Certificado de Registro de Veículo), e, por isso mesmo, é preciso ir ao Detran para evitar problemas em caso de blitz.

Quando se trata de algum reparo na pintura, sem mudar a cor original, não é preciso nada, mas em caso de mudança na cor de mais de 50% da lataria do carro (vidros não contam) é necessario fazer alguns processos para legalizar a alteração; seja a alteração feita por pintura ou adesivamento.

As informações no site do Detran dizem o que é preciso para a alteração:

1. Os documentos básicos de identificação pessoal (CPF, RG e comprovante de residência)
2. Documentação do carro e do serviço feito:
 Duda Código 002-7;
 Original do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
 Original da primeira via da nota fiscal de compra da tinta ou cópia autenticada, por Fiscal de Rendas, de qualquer outra via;
 Original da primeira via da nota fiscal de serviço ou cópia autenticada, por Fiscal de Rendas, de qualquer via da mesma; 
 Declaração do proprietário do veículo, com firma reconhecida por semelhança, quando o serviço for executado pelo próprio; 
 Original do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), para serviço realizado por profissional autônomo; 
 Autorização do leasing, com firma reconhecida por semelhança, e cópia autenticada em cartório do instrumento de procuração que nomeia o representante do arrendante.

Com isso em mãos e não devendo nada ao Detran (IPVA, multas, seguro obrigatório, documento de arrecadação do Detran (DAD) e taxa de vistoria) basta marcar a vistoria e regularizar a situação do seu carro.

Pode parecer muita coisa, mas é um meio de evitar, por exemplo, que carros roubados sejam descaracterizados e passados adiante, porque com a documentação incompatível, a venda não é feita.

Então deixemos o jeitinho brasileiro de lado!

Já nos segue? Em @meuopala79 você fica sabendo em primeira mão os posts novos aqui no blog.
Não deixe de conferir.

2 comentários:

  1. Olá Alyne, tudo bem?
    Achei estas informações de grande importância. Vc está sempre muito bem informada!
    Gostei muito da sua visita ao meu blog.
    Quero que volte sempre.
    Um beijo e bom dia.
    Paulinho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alyne, obrigado pelos elogios em meu blog MM. Me passe seu e-mail para te repassar todas as informações que você me pediu, ok? O meu e-mail é: mau917@gmail.com. Tenho um pôster do Opala sim.

    ResponderExcluir