Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Kombi, 50 anos

Idealizada pelo holandês Ben Pon, ela pretendia aliar a confiabilidade do conjunto mecânico do Fusca com as características de um veículo de carga leve. A ideia surgiu quando ele viu veículos montados sobre simples plataformas com uma pequena cabine para duas pessoas, que eram usados na fábrica da Volks para o transporte de peças.

A Kombi começou a ser esboçada logo após a Segunda Guerra Mundial e tem o nome vindo de "Kombinationfahrzeug" (alemão para "Veículo Multi-Uso ou "veículo combinado"). Mas foi apresentada à imprensa em 1949 como "Tipo 2" por ainda não ter nome.

A Kombi começou a aser produzida na Alemanha em 1950 e no Brasil em 1957, com a peduliaridade de ter carroceria monobloco, suspensão reforçada, motor traseiro e refrigeração a ar.

Em 1962, é produzida a milhonésima Kombi, na década de 1980, ela ganha versão a diesel, e outra a álcool. Nessa mesma década ela ganha cintos de três pontos, encosto de cabeça pros bancos dianteiros e temporizador para o limpador do pára-brisa.

Para comemorar os 50 anos dessa senhora que já foi símbolo do movimento hippie, transporte público e escolar, a Volkswagen criou um modelo comemorativo com pintura saia e blusa e itens exclusivos. Clique e confira.

Acha que sabe tudo sobre Kombis? Então faça o quiz!

















Fontes: G1 e site oficial VW
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário