Desde os 9 anos de idade, Orismar de Souza, hoje com 35 anos, é apaixonado por carros. Aos 17 anos, ao ver um deficiente físico dirigindo um carro adaptado, o ex-mendigo teve a ideia de construir seu próprio carro.
O sonho se tornou real em dezembro de 2010. Usando somente um martelo e uma talhadeira, dados por um vizinho, ele começou a fabricar o "camarão móvel". Sua única experiência com metal era das latas de óleo transformadas em diferentes modelos de carro - que ele fazia e trocava por galinha, ovo, comida, ou roupa, como forma de ajudar os pais - e ele se tornou piada por onde passava. A falta de experiência quase o fez desistir do projeto, porém ele seguiu em frente e conseguiu fazer seu carro. Mas não sem muito esforço.
Ele disse ter chegado a deixar de comer para juntar dinheiro para comprar as chapas de metal. Conseguiu juntar 450 reais em 4 meses e comprou as chapas. Só que nem só de chapas são feitos os carros. Algumas peças ele pedia em oficinas, outras ele pegava do lixo, como o motor de moto de 125 cilindradas que ele pegou para fazer o carro andar.
O ex-mendigo já fez até modificações no modelo. A partida era dada com pedal - como nas motos - na parte traseira.Em dezembro, não só ele pôs uma ignição com chave e como também instalou câmbio com marcha ré.
 |
Não basta ser feito à mão, adesivos personalizam ainda mais o carro |
O carro, com espaço para duas pessoas, chama atenção e atrai flashes por onde passa. Mas ele, que ainda não conseguiu uma garagem para o "camarão móvel", sonha mais alto e diz querer um carro "direitinho", legalizado, com placa e com um lugar seguro pra guardá-lo.
 |
Detalhes do design único |
É o bom e velho jeitinho brasileiro.
Fotos: Divulgação/Wagner Batista da Silva/Arquivo Pessoal
Fonte:
Auto Esporte.com